Projeto Saúde - Hábitos Alimentares

Alimentação saudável e criatividade = Sucesso de Saúde

Quando a criança participa do planejamento e ajuda a elaborar a refeição, normalmente ela se interessa pelo alimento e experimenta. Isso inclui o planejamento da lista de compras, a ida ao supermercado, o preparo do alimento e o 'servir' a mesa", etc.  
"Quando a criança diz não gostar de um determinado alimento, não devemos desistir. É necessário que ela tenha pelo menos 10 contatos com o alimento para realmente chegarmos à conclusão de que não gosta dele. Por isso o ideal é reapresentar esse alimento várias vezes, utilizando formas de preparo ou adição de molhos diferentes", ensina a nutricionista Lara Natacci, responsável pelo "Meu Prato Saudável" e do "Meu Pratinho Saudável", projetos da parceria entre o Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, o Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto (SND) e a Editora LatinMed. Ela ainda acrescenta, “o visual na alimentação das crianças é superimportante. O olfato (cheiro) e a visão (aspecto) são as primeiras percepções da criança dos alimentos que vai consumir", destaca. Por esse motivo, diz ela, é interessante preparar pratos coloridos e, quando possível, brincar com os alimentos no prato.
Essa ideia de trabalhar alimentos no prato das crianças com criatividade também inspirou o empresário britânico Mark Northeast, que acabou lançando o Funcky Lunch, este que mais tarde virou nome de um livro. A obra vem com inúmeras fotos de pratos elaborados para inspirar a garotada a consumir desde frutas a legumes, verduras e outros nutrientes fundamentais para o desenvolvimento.  
Para seguir as dicas de Mark e ousar na refeição dos pequenos é muito simples. "Não precisa sair e comprar equipamento, apenas improvisar com o que você já tem na gaveta da cozinha. E não use muita comida, pois você sabe que eles não vão comer tudo. Utilize os ingredientes e tente manter as crianças interessadas para, depois, começar a diversão. Uma criança feliz é aquela que vai estar entusiasmada e disposta a experimentar novos alimentos". 
Ele reforça que envolver as crianças no preparo dos alimentos é fundamental para que eles comecem a pensar sobre a importância dos nutrientes. "Tenho trabalhado com milhares de crianças e sei que a melhor maneira para que apreciem uma comida é envolvê-los no processo. Eles vão querer 'ser como mamãe ou papai ' e fazer seu próprio almoço ou jantar", explica.
No entanto, no caso de crianças mais novas, ele orienta que se deve iniciá-los deixando os alimentos previamente cortados e os legumes descascados. Para concluir, Mark dá mais algumas dicas. "Os pais podem simular a hora do jantar como se fosse um restaurante, tendo o filho como garçom ou chef de cozinha. Faça-os compreender que as decisões deles sobre o que a família come são importantes e eles vão pensar mais sobre o que escolher para comer", afirma.
Agora que você já sabe o caminho, reunimos a seguir 25 ideias criativas para você elaborar as refeições e os lanches dos pequenos, inclusive a merenda escolar. Então, é só se inspirar e chamar a garotada para a diversão. Em algumas, você vai encontrar até mesmo a receita na íntegra para preparar o prato! 

Confira, vale a pena:



Comentários