Sim! Sinceridade

Na aula de leitura do mês de maio os alunos do 2º ao 5º ano conheceram o significado da palavra sincera, esta teve origem em Roma nascida da expressão “Sin-cera”, ou seja, algo sem cera. Assim é uma pessoa sincera, podemos compará-la ao vidro, a qual enxergamos através de suas palavras. 
Os alunos do 4º ano e 5º ano A e B participaram de uma roda de conversa para que pudessem refletir como é difícil ser sincero em alguns momentos de nossas vidas. Em seguida, realizamos a dinâmica “Sacolinha da sinceridade”, a qual estava repleta de adjetivos positivos, que os alunos deveriam atribuir para algum amigo da sala. Ao finalizar a dinâmica, refletimos sobre como é difícil “ler” o outro, que não devemos nos esquecer de elogiar quem está ao nosso redor, além de sermos cautelosos com o julgamento, pois ser sincero é fundamental para formação do nosso caráter. 
Já o 2º ano e o 3º ano conheceram uma das primeiras versões da história “A Bela e a Fera”, para pensarem na importância de sermos sinceros com nossos sentimentos. Para finalizar o momento, os alunos conheceram a música “Sentimentos são” tema do filme produzido pela Walt Disney e também a fábula de Esopo:

Os Viajantes e o Urso

"Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
- O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
- Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo."

Moral da história:
A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade

Clique na imagem para acessar a galeria 


Comentários