Construindo as regras coletivas: um exercício de cidadania em sala de aula

Os primeiros dias de aula têm um significado especial para professores e alunos. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Aqui no IEST, os alunos da turma do 4º ano tiveram a oportunidade de vivenciar momentos que misturaram diversão com reflexão e que, por consequência, culminou na construção conjunta dos "combinados" da sala.

Sabendo que a melhor forma de ensinar é propiciar vivências, o trabalho da professora Catharina parte do pressuposto de que a cidadania deve ser experimentada, assim o aluno aprende a importância de compreender e de respeitar o direito do outro. Para tanto, ela desenvolveu com seus alunos algumas atividades. 

No primeiro momento, a turma participou de uma divertida dinâmica de grupo onde cada aluno recebia uma bexiga e a missão de mantê-la no ar. Porém, os alunos, um a um, iam sendo retirados da brincadeira e, a partir deste instante, aqueles que iam ficando se tornavam responsáveis por manter no ar tanto a sua própria bexiga como a dos colegas ausentes. Além da brincadeira em si, a dinâmica teve o importante papel de resgatar com os alunos os (pré)conceitos que eles possuiam relativos a convivência, solidariedade, respeito entre outros valores. Perceberam, portanto, que a união é o que mantem uma equipe forte em sala de aula.

No momento seguinte, fazendo uma abordagem dos métodos metacognitivos aprendidos em nossa escola com o MindLab, os alunos refletiram sobre a importância de sempre pararmos e pensarmos antes de tomarmos atitudes. Para ilustrar o nosso "Semáforo dos Combinados", foi proposta aos alunos a dinâmica "Quem bom!, Que pena!, Que tal?". Cada aluno recebeu 3 cartões que deveriam ser coloridos de verde, vermelho e amarelo. No cartão verde, representando o nosso "Que bom!", cada aluno deveria escrever tudo aquilo que considerava ser bom acontecer em sala de aula. Já no cartão vermelho, representando o "Que pena!", deveriam abordar todas as coisas que não aceitavam acontecer na sala. Por sua vez, no cartão amarelo, representando o "Que tal?", os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma etapa fundamental da dinâmica, pois apresentaram soluções e encaminhamentos para problemas apontados nos cartões vermelhos. Ao final, cada aluno apresentou o conteúdo escrito em seus cartões e, em conjunto, puderam verificar quais eram os pontos que mais foram abordados por eles. Como produto desta atividade, construímos nossos combinados que, inclusive, contou com a assinatura simbólica dos alunos, firmando, desta maneira, um importante compromisso para este novo ano letivo.

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