Braile: comunicação e inclusão

"A cultura, a informação, o lazer e o conhecimento não podem ser privilégio de alguns, devem ser um direito de todos! E o Braile proporciona o acesso e a inclusão." 



Durante este bimestre, os alunos do 3° ano B aprenderam sobre a importância de nos comunicarmos. Durante as aulas, descobriram que comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos. Nos coube, então, uma reflexão: de que maneira as pessoas com deficiência visual conseguem se comunicar através da leitura e escrita?

O material do Sistema Maxi nos apresentou o Braile que é um sistema de leitura que utiliza o tato, ou seja, é a leitura com as mãos. Possui 64 símbolos baseados em relevos e combinações de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Com o Braile pode-se fazer a representação de letras, números e até sinais de pontuação. Parece um pouco complicado, mas é algo extremamente útil no dia a dia de algumas pessoas.

Os alunos ficaram super curiosos para experimentar, na prática, essa forma de comunicação e, com a colaboração da aluna Maria Clara Trindade e de sua família, puderam ter acesso a materiais para leitura e também para escrita Braile (reglete e punção).

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários