Cálculo mental: Quanto mais diversos os caminhos, melhor!
Por que é preciso um investimento no ensino do cálculo mental? Como fazer uso deste método? Estratégias?
O cálculo mental influencia na capacidade de resolver problemas, pois, colabora no enriquecimento do campo numérico, e faz refletir sobre uma situação a partir de diferentes situações. O trabalho habilita para uma maneira de construção do conhecimento que favorece uma maior relação do aluno com a Matemática. A concepção do mesmo inclui a estimativa de seus processos e funções e é utilizada juntamente aos procedimentos que produz a resposta, além de favorecer a busca com diferentes maneiras a resolução.
O mais importante neste processo é fazer com que o aluno descubra suas próprias técnicas de cálculo, abrindo caminhos que possibilitem suas próprias estratégias, neste caso não existe o “certo” ou “errado”, os professores indicam as possibilidades, despertando a construção do raciocínio lógico do aluno.
Nada melhor do que exercitar está prática de maneira dinâmica. Sendo assim o 5° ano A, foi divido em duas equipes, sinalizadas como equipes “1 e 2”. Precisavam resolver mentalmente os cálculos, com o tempo estimado em 20 segundos. Caso não ocorresse a resposta exata, a vez passaria para os oponentes. A responsabilidade aumentava a cada jogada, pois cada membro da equipe, “duelava” com outro membro, sendo autor da pontuação.
A mini olimpíada despertou grande interesse dos alunos em aprender de maneira prazerosa. Se divertiram muito, e o melhor, compartilharam entre si seus raciocínios.
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