Matemática na vida diária

A Matemática é uma disciplina necessária em atividades cotidianas, pois envolve aspectos quantitativos e qualitativos da realidade como exemplo: as grandezas, a contagem, medidas, técnicas de cálculos, etc. Os alunos podem relacionar e estabelecer conexões entre as disciplinas e as outras áreas, seus conceitos, seu cotidiano entre os diferentes temas. Sendo assim, nós professores podemos contribuir com práticas educativas objetivas, visto que a construção do conceito de número se faz necessária à consolidação dos conceitos para o uso no decorrer de sua vida. Existem muitas formas de trabalhar Matemática, ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como se organizam o pensamento, brincadeiras e jogos, na hora de dividir porções de lanche, brinquedos, etc. E dessas situações vivenciais é que serão construídos conhecimentos matemáticos como tamanho, comprimento, distância, formas, etc. A criança aprende sem que o adulto precise ensiná-la o tempo todo, descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam, criam conjuntos, estabelecem reações, observam os tamanhos das coisas, brincam com formas, ocupam um espaço e assim vivem aprendendo e descobrindo a Matemática. Para a construção do conceito de "números" e sua importância no dia a dia, a turminha do 4º ano realizou uma atividade de campo no quarteirão da escola, na qual puderam descobrir muitas coisas relacionadas com a Matemática. "Seja sempre uma criança curiosa, assim você descobrirá muitas coisas importantes." Profª Célia

Comentários