Lendo jornais eu também aprendo sobre o mundo em que vivo.

"Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leitura mais agradável de seu conteúdo. Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro passo é acabar com a ideia de que jornal é coisa de "gente grande". Dentro da gama variada de assuntos abordados, certamente são encontradas notícias locais ou de entretenimento que atraem também os pequenos."


(fonte: Revista Nova Escola )

Todos os dias são publicados em jornais e revistas, matérias com os últimos acontecimentos que fazem parte de nosso cotidiano. A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima, etc. Baseado nestes fatores citados é de suma importância que este gênero seja abordado com nossos alunos, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.

Os alunos do 5º ano, neste 1º bimestre, deram início ao projeto “Lendo jornais eu também aprendo sobre o mundo em que vivo.”. Nesta atividade inicial, os alunos, divididos em grupos, escolheram uma notícia para que pudessem debater e selecionar as informações mais relevantes para, posteriormente, apresentarem aos demais alunos da turma. Concluída esta primeira etapa, cada aluno redigiu um pequeno resumo contendo as informações mais interessantes sobre a notícia lida. Para cada notícia foi selecionado o melhor resumo produzido em cada um dos grupos. Neste momento, cada notícia e seu respectivo resumo estão expostos em nosso “Mural do jornal”.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários