O Disco de Newton & o Ano Internacional da Luz (Unesco 2015)

"O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial. 

Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial."

Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015-international-year-of-light/

Dessa forma a turminha do 3º Ano, resolveu aderir ao projeto junto com o professor de arte confeccionando e aprendendo sobre o famoso Disco de Newton mostrando que a ciência também envolve a arte.
Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas cores do arco-íris.
Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando a sensação de mistura. Com velocidade suficiente a as cores corretas o disco dá a ilusão de ficar de cor cinza ou branco.

Passo a Passo:

1. Deve-se confeccionar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
2. Dividir o círculo em sete partes iguais.
3. Pintar utilizando as cores: verde, amarelo, vermelho, violeta, roxo, alaranjado e azul-marinho.
4. Realizar um furo no centro do círculo e acrescentar um palito de churrasco ou lápis, com o intuito de girá-lo a alta velocidade, observando assim o aparecimento da cor branca.

Confiram agora as fotos dessa deliciosa aula de arte científica:



Comentários