Fontes de Energia

A energia que utilizamos diariamente pode ser obtida por diferentes formas e fontes. Como o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier dissera há muito tempo atrás: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Desse mesmo modo, a energia presente em diferentes fontes também pode ser transformada com o auxilio de máquinas e equipamentos para trazer conforto e melhorar a vida de todos nós. 

O Engenheiro Mecânico Marcel Lócio ajudou os alunos do 4° e 5° anos a entenderem um pouco mais sobre as fontes de energia. 

O palestrante ressaltou que as fontes de energia possuem duas classificações: as fontes de energias renováveis e as fontes de energias não renováveis. 

Explicou que as fontes de energia renováveis utilizam ciclos presentes na natureza que de maneiras diferentes absorvem a energia térmica ou luminosa do sol e que os resíduos do processo na obtenção ou transformação da energia serão absorvidos pelo próximo ciclo. As fontes de energias não renováveis, não possuem um ciclo de renovação, assim os estoques destes elementos são finitos e possuem um prazo para ser utilizado até se esgotar. As fontes de energias não renováveis são os combustíveis fósseis e o combustível nuclear, que depois de serem usadas, as pastilhas dos combustíveis são levadas para um depósito. 

Depois que a energia é gerada, ela é regulada em transformadores elevadores e rebaixadores e distribuídas por todo o nosso país pelo nosso sistema interligado. 

Depois da palestra alguns alunos saíram inspirados!







Comentários