Confecção e Exposição das Ampulhetas

Relógio de Areia

A ampulheta é um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituída por duas âmbulas (recipientes cônicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Eram freqüentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo dispendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais). Foi muito utilizada na arte para simbolizar a transitoriedade da vida. A morte, por exemplo, é muitas vezes representada como um esqueleto com uma foice numa das mãos e uma ampulheta na outra.

Os alunos do 1º ano curtiram muito confeccionar as ampulhetas! Confiram as fotos:

Clique na imagem para acessar a galeria:


Confira o passo a passo e aprenda a fazer sua própria ampulheta:

Você vai precisar de:
- 2 garrafas plásticas de refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas com tampa);
- Areia fina, sal seco ou farinha fina de mesa (farinha de mandioca);
- Fita gomada ou durex;
- 1 prego bem largo.

Como fazer:
- Encha uma das garrafas com a areia, sal ou farinha de mesa;
- Tampe esta garrafa e peça para um adulto fazer um furo na tampa com um prego aquecido, de tamanho grande. Cole uma garrafa na outra, pelo gargalo;
- Ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e espere;

O que está acontecendo:
- A areia vai cair para a garrafa de baixo. O tempo que a areia leva para passar de uma garrafa para outra depende da quantidade de areia, do tamanho e do gargalo. Se a areia estiver úmida, pode ser que ela nem caia. Você pode fazer ajustes, aumentando ou diminuindo a quantidade de areia.

Comentários