Alunos do 4º ano estudam as diferentes ‘fontes históricas’ e visitam o Museu Municipal.

Uma aula além da lousa e giz. Esta foi a proposta da Professora Catharina para que a turma do 4º ano aprendesse na prática temas abordados em sala de aula. Os alunos, durante a visita ao Museu Municipal Oswaldo Russomano, tiveram a oportunidade de atravessar os muros da escola e interagir com a história, visitando este importante espaço cultural da cidade de Bragança Paulista.


Com o auxílio do material didático MAXI, os alunos puderam compreender que os vários grupos na sociedade se comportam de formas diferentes, criando culturas diversas. A história é registrada a partir destas peculiaridades, servindo posteriormente de estudo para os demais, são as chamadas fontes históricas.

Além da documentação escrita e dos objetos materiais, o passado é compartilhado por meio de relatos orais. Segundo conta a história, os povos africanos e indígenas que não conheciam a escrita guardavam em sua memória todo o conhecimento e tradição para que fossem repassados às gerações mais novas.

Outra importante contribuição com as fontes históricas são os museus. A palavra “museu” é de origem grega e significa “templo das musas”. Em Alexandria, eles já eram usados como local destinado ao estudo das artes e das ciências.

Neste passeio ao museu, os alunos do 4º ano foram convidados a fazer registros, em seus cadernos, das diferentes fontes históricas existentes no museu. Atividade que foi realizada por eles com muito empenho e dedicação. Com certeza, foi uma experiência enriquecedora para todos nós!

Comentários