Simetria

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática.

A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto. Neste contexto, o objeto se move, mas as distâncias, ângulos, tamanhos e formas são preservados por simetrias. Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento.

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado.

Simetria perfeita: A simetria perfeita é quando uma determinada figura, quando dividida em duas partes, possui os dois lados exatamente iguais.

Simetria bilateral: A simetria bilateral é comumente utilizada no meio ambiente para classificar os seres vivos. Este tipo de simetria classifica as figuras, seres ou objetos quando apresentam apenas um único eixo de simetrial.
Em oposição a simetria bilateral está a chamada simetria radial, quando o objeto, por exemplo, apresenta vários eixos de simetria. Normalmente, são figuras redondas.

Simetria e assimetria: Simetria e assimetria são palavra antônimas, ou seja, possuem significados completamente distintos.
A simetria consiste na conformidade e correspondência entre posição, forma, medida em relação a um eixo e outras características harmoniosas entre duas ou mais partes.
A assimetria, por sua vez, seria a ausência da simetria, ou seja, quando não há esta correspondências entre as partes, sendo desproporcionais ou não harmoniosas.

Utilizando um espelho, os alunos do 4º ano puderam perceber que, nossos próprios rostos humanos não são simétricos. Foi muito divertido!



Comentários