Arte Rupestre Invertida

A arte rupestre é uma das primeiras manifestações culturais da história da humanidade. Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano u­san­­do extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas.

Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural. Nelas, é possível identificar, por exemplo, mudanças na busca pelo alimento: a coleta, as caçadas associadas a esse ato e, por fim, a agricultura. O mesmo ocorre com a descoberta e o aprimoramento técnico de utensílios e ferramentas de trabalho. Os rituais de adoração de deuses e a crença dos povos pré-históricos também podem ser mais bem compreendidos por meio desses registros. Muitas vezes, esses povos pintavam a flecha atingindo o animal, pois acreditavam no poder de seus desenhos para influenciar as caçadas.

Na aula de artes, a turminha do 2º ano fez uso de um conceito diferente. Ao invés de desenhar numa estrutura parecida com pedra, utilizou o papel de forma comum para aplicar a arte e depois o texturizou como pedra. O resultado ficou bem interessante!

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários