Meu querido diário...

Um jeito muito especial de ajudar as crianças a guardarem lembranças dos seus momentos vividos é escrevendo um diário, registrando com anotações, experiências vividas durante todos os dias.

O diário é um gênero da literatura autobiográfica, que registra as vivências e sentimentos de um “eu” frente ao mundo que o rodeia, possui, por esse motivo, um carácter confidente. Ele se caracteriza como um texto no qual temos a oportunidade de registrar ideias, opiniões acerca da realidade que nos cerca, expressar sentimentos de uma maneira geral, bem como registrar fatos ocorridos no cotidiano. 

Com o objetivo de desenvolver a escrita de maneira prazerosa, pois sabemos que quanto mais adquirimos o hábito de escrever, melhor escrevemos, os alunos do 3° ano trabalham diariamente em sala de aula com o diário pessoal. Eles registram suas rotinas diárias e contam tudo o que desejam. Nesse diário não é registrado todos os “segredinhos”, pois o mesmo é lido pela professora! As crianças se divertem e têm a liberdade do registro em forma de escrita e ilustram com lindos desenhos. 

Esse trabalho se torna único, porque propicia aos alunos o contato com diversos diários que se tornaram famosos como: "O diário de um Banana", "O diário de uma Princesa" e até mesmo "O diário de Anne Frank" que ficou conhecido mundialmente. Eles compreenderam que muitos desses grandes escritores, eram pessoas comuns, e, hoje seus nomes fazem parte da história. Sabem que, um dia podem ser eles! Para complementação desse projeto, os alunos realizam leituras de diários no dia a dia por vontade própria. 

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários