Como resolver situações-problema?

Para resolver um problema de Matemática (ou qualquer problema!) é preciso estar muito atento! É necessário reconhecer que há mais de uma possibilidade de resolução para a mesma situação e para isso, alguns passos são necessários durante essa prática: 

  • Ler o enunciado com atenção, para compreender o que se pede;
  • Separá-lo em partes;
  • Identificar o que é dado e o que é pedido;
  • Organizar-se, antes de começar resolver o problema;
  • Solucioná-lo por etapas.

Para melhor compreensão e enriquecimento das nossas aulas sobre “como resolver situações problema?”, os alunos do 3° ano, organizados em grupos, precisaram descobrir o número de alunos do fundamental I. 

Diversas estratégias foram lançadas por eles, até que perceberam a necessidade de se organizar de acordo com o número de salas de aula no período da tarde. Os grupos foram a campo, visitando as demais salas da escola. Nada melhor que aprender de forma prática tornando significativa a aprendizagem. Coletaram os dados e juntos puderam compartilhá-los, obtendo o resultado final.

As estratégias foram socializadas e assim, entenderam que situações-problema significa selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações, representadas de diferentes formas para tomar decisões.

Clique na imagem para ampliar







Comentários